Nomes populares

O muriqui se locomove “bamboleando” | Foto: Kenny Ross (Wikimedia Commons)

Popularmente, tanto o muriqui-do-sul como o muriqui-do-norte são conhecidos como muriqui, mono, mono-carvoeiro, buriqui, buriquim, mariquina ou muriquina.

Não existe consenso quanto à etimologia do termo muriqui ou buriqui. [1] Uma das interpretações mais aceitas é [que significa] “povo manso da floresta” ou “gente tranquila”, pois “mira” ou “myra” refere-se a povo, gente; enquanto “quiriri” significa tranquilo, taciturno. Portanto, os termos miraquiriri, miraqui e muriqui significariam “povo manso” ou “gente tranquila”, o que é coerente com seu comportamento.

O historiador Teodoro Sampaio (1987) sugere que muriqui ou buriqui é uma corruptela de “myra-kî”, que significa “gente suja” ou “povo sujo”. Isto pode ter sido inspirado nas manchas que alguns indivíduos têm no corpo, e que também rendeu às espécies o nome popular de mono-carvoeiro. Outro significado para muriqui seria “povo que bambaleia, que vem e que vai” ou “gente que bambaleia”, que pode estar relacionado ao movimento destes primatas.

É provável que nunca saibamos, ao certo, o que deu origem ao seu nome tupi. [2] Ver Aguirre (1971) para outras sinonímias populares. Para divulgação científica, Brachyteles arachnoides é identificado como muriqui-do-sul, enquanto Brachyteles hypoxanthus é chamado muriqui-do-norte, devido à distribuição geográfica destas espécies.

Notas

[1] Barbosa, 1951; Tibiriçá,1984; Sampaio, 1987 | [2] Mendes et al., 2010.

[Esta passagem sobre nomes é reproduzida do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Muriquis, conhecido como PAN Muriqui, publicação do ICMBio de 2011. O PAN Muriqui pode ser acessado clicando-se aqui.]